Quem sou eu

Grupo do artigo científico de ciências sobre soja: Amanda Barros nº3 Caio Caggiano nº8 Lucas Pela nº21 Yago Trevisan nº35 Yasmin Miura nº36

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Postagem de Amanda A. Barros

-A soja é hoje o principal produto agrícola da pauta de exportações do Brasil


-A área destinada à soja mais do que triplicou entre 1991 e 2005

-O Brasil foi, em 2003 e 2004, o maior exportador mundial de soja e vem mantendo a posição de segundo maior produtor, após os Estados Unidos.

-Entre 1970 e 1973, período em que se deu a primeira grande expansão da soja no Brasil, o aumento da área cultivada com soja ocorreu, em sua quase totalidade, sobre terras até então destinadas ao arroz, feijão, mandioca, milho e café. A partir daí a soja se expandiu para o resto do país

-A sobrevivência até os dias de hoje da agricultura familiar da soja se explica basicamente por dois fatores: a possibilidade de produzir a soja em rotação com o trigo, e a maior proximidade dos portos de importação de insumos e exportação da produção, reduzindo os custos gerais de transporte.

-As mudanças climáticas já atingem a região de maneira decisiva. As secas, geadas e chuvas violentas são uma constante nos últimos oito anos, e os prejuízos daí decorrentes vão se tornando rotina.

-Segundo a Embrapa, o aumento da temperatura e as mudanças no regime hídrico, causados pelo aquecimento global, terão grande impacto sobre a produção agrícola do Brasil.

-A soja transgênica, cujo cultivo no Brasil iniciou-se em 1998 de forma ilegal e foi oficialmente autorizado em 2003, já representa hoje cerca 60% de toda a produção brasileira do grão.

-A participação das variedades transgênicas na produção brasileira de soja vem crescendo continuamente. O plantio total aumentou de 42% para 54,3%, passando de 9,4 milhões para 11,2 milhões de hectares

-A produção de soja no Brasil vem provocando graves problemas sociais e ambientais, sobretudo devido à expansão da monocultura em áreas do Cerrado e da Floresta Amazônica. No caso da Amazônia, estima-se que, até o ano de 2006, apenas 1% da soja produzida no Brasil seja proveniente deste bioma.

-O Cerrado (savana de maior biodiversidade no mundo), apesar de sua pouca visibilidade nos planos nacional e internacional, é o bioma mais agredido pela expansão da soja e também da pecuária, nas últimas décadas.

-o total de soja ali plantada subiu de 45 mil quilômetros quadrados, em 1995, para 100 mil km² em 2002. A área corresponde a 5% do Cerrado, que abrange 2 milhões de km². E as unidades de conservação são apenas 2.2% de seu território.

-Restam apenas 34,22% das áreas nativas remanescentes do Cerrado.

-Os produtos químicos usados nas grandes fazendas vizinhas atingem as lavouras da agricultura familiar, que passa a enfrentar pragas até então desconhecidas, precisando procurar novas terras

-A água, um recurso que vai se tornando raro em diversas regiões do planeta, é um dos mais fortes determinantes da localização da produção mundial de soja no Brasil.

-A produção de soja e outras grandes monoculturas já está causando escassez de água na região Sul, não só pela sua utilização nestas atividades, mas também pela elevada contaminação, assim como pelas prolongadas secas, conseqüentes da derrubada de florestas, muitas vezes também em áreas de matas ciliares.

-A contaminação das águas pelos agrotóxicos, reduz a disponibilidade de peixes e expulsa das respectivas localidades seus habitantes e a fauna local. Atinge também a população de áreas urbanas próximas

-Na região Amazônica verifica-se, a partir da chegada recente do cultivo da soja, o desaparecimento ou assoreamento de riachos, os chamados igarapés, essenciais às atividades agrícolas e extrativistas até então realizadas.

Fonte:
http://ase.tufts.edu/gdae/Pubs/rp/DP21SchlesingerJuly08.pdf

2 comentários: