Quem sou eu

Grupo do artigo científico de ciências sobre soja: Amanda Barros nº3 Caio Caggiano nº8 Lucas Pela nº21 Yago Trevisan nº35 Yasmin Miura nº36

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Postagem de: Lucas Pela

Tópicos em relação ao tema :
- A biotecnologia e a engenharia genética têm sido encaradas como parte da segunda revolução verde, o uso de alimentos transgênicos seria a solução do problema da fome no mundo, sem risco à saúde da população e ao meio ambiente, mas acredita-se que apenas os alimentos trangênicos não sejam a solução para a fome mundial.
- No Brasil chama-se da segurança alimentar, o consumo de alimentos de forma segura em relação à saúde coletiva ( alimentos sem contaminantes ) e a garantia de acesso ao consumo para a obtenção de uma nutrição adequada à saúde.
- revolução verde: revolução genética, unindo a biotecnologia e a engenharia genética, promovendo assim significativas transformações na agricultura mundial.
- A biotecnologia e a engenharia genética vem criando relevantes modificações na agricultura como, aumento da produtividade, maior resistência às doenças e às pragas, decréscimo no tempo necessário para produzir e distribuir novos cultivares de plantas.
- O processo de modificação genética dos alimentos, baseado na biotecnologia e na engenharia genética, podem não agredir o ambiente e contribuír para a saúde, inclusive por contribuírem para o fim do uso de pesticidas e da fome no mundo.
- O mundo se encontra na era do supermercado transgênico, alimentos com os genes modificados chegam à mesa dos consumidores, como a cenoura mais doce e contendo doses extras de beta-caroteno, o arroz com mais proteínas, a batata com retardo de escurecimento, o melão com maior resistência a doenças, o milho resistente a pragas, a soja com genes de castanha-do-pará que aumenta seu valor nutritivo, o tomate longa vida, tendo sido o primeiro alimento transgênico a ser comercializado e a ervilha com genes que permitem sua conservação por mais tempo.
- não há registro de nenhum acidente com produtos desenvolvidos por engenharia genética, que todos os produtos desenvolvidos através dessas técnicas na área de fármacos e agricultura foram produzidos e comercializados com segurança, trazendo benefícios a sociedade

FONTE : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732001000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Um comentário: